Retrospectiva 2024

Retrospectiva 2024

Esse foi um ano de grandes avanços e conquistas aqui na Terraw. A busca por promover alternativas mais sustentáveis nos levou a substituição de milhões de embalagens plásticas junto a milhares de clientes, a feiras em São Paulo e Bombinhas, conhecendo vocês pessoalmente, e também a crescer muito em busca de um mercado de embalagens mais ecológico. Neste post, vamos fazer uma retrospectiva do ano, revisitando as principais pautas discutidas em nosso blog, os eventos marcantes e os impactos que 2024 geraram na Terraw.

 

Ao longo do ano, nosso blog abordou uma variedade de temas relevantes relacionados à sustentabilidade, impacto ambiental e os setores de embalagens e gastronomia. As notícias e temáticas seguem atuais, por isso neste final de ano viemos revisitar os highlights das informações e os dados mais relevantes que apareceram por aqui. Clique nos títulos para conferir mais detalhes de cada tema:

A reciclagem do plástico enfrenta desafios complexos. No Brasil e na maior parte dos países, a maioria do plástico descartado acaba em aterros sanitários ou lixões, com taxas de reciclagem alarmantemente baixas: no nosso país, menos de 1,5% do material é reciclado, e no mundo todo apenas 9%. Além disso, a falta de infraestrutura, comunicação clara e viabilidade econômica dificultam a reciclagem efetiva. Soluções como as embalagens feitas de plantas, ações de conscientização e ações colaborativas são importantes para reduzir o impacto ambiental e avançar para um futuro mais sustentável.

A sustentabilidade não é apenas uma tendência, é uma estratégia de sucesso. Os consumidores exigem mais responsabilidade ambiental: 87% preferem comprar de empresas sustentáveis e 72% querem delivery sem plástico descartável. Adotar práticas como reduzir o uso de plásticos, melhorar a gestão de resíduos e apoiar fornecedores responsáveis pode transformar seu negócio em um exemplo de sustentabilidade e despertar o desejo dos consumidores.

Em maio falamos sobre a importância dos Sistemas Agroflorestais (SAF) como uma ferramenta para a regeneração de florestas e o combate às mudanças climáticas. Em parceria com iniciativas de preservação ambiental, a Terraw compensa sua pegada de carbono fomentando o plantio de agroflorestas.

No #julhosemplastico falamos sobre os impactos e custos ocultos do plástico de uso único, destacando como ele contribui para a poluição ambiental e prejudica a saúde humana. A verdade sobre o plástico levou muitos consumidores e empresas a buscar alternativas, como as embalagens ecológicas, que são essenciais para criar uma economia mais circular e menos dependente de matéria-prima não renovável.

Também fizemos uma viagem virtual pela alimentação do Norte ao Sul do Brasil, exaltando seus sabores e influências diversas. Celebramos a diversidade da gastronomia brasileira, que reflete nossa rica história cultural. Afinal, o Brasil tem todos os tipos de comida, e a Terraw oferece embalagens para cada um deles.

Cidades que estão se transformando com foco na sustentabilidade também foram tema do nosso blog esse ano. ****Apresentamos exemplos inspiradores de soluções inovadoras para combater o plástico e promover a sustentabilidade. Desde o Brasil, como iniciativas para promover o fim do plástico de uso único em Fernando de Noronha e Bombinhas, até acontecimentos na Bolívia, País de Gales e na Suécia, mostramos que pequenas ações podem gerar grandes impactos.

O mês de outubro foi dedicado a discutir a importância de optar por embalagens compostáveis no setor de food service. Apontamos como essas soluções são fundamentais para a redução do desperdício plástico, já que 40% do plástico produzido no mundo é destinado para o setor de embalagens, e mostramos as soluções que a Terraw traz para fornecer diferentes tipos de embalagens com materiais diversos, sempre 100% biodegradáveis e compostáveis.

No mês da Black Friday, exploramos o conceito de consumo consciente, enfatizando a importância de pensar em cada produto que consumimos até o seu destino final, a importância de combater práticas como o greenwashing e de promover a sustentabilidade em pequenos passos, com constância.

O que esperamos para 2025?

Falamos muito sobre sustentabilidade durante o ano que passou e vamos continuar falando. Cada vez mais os mais consumidores estão exigindo medidas sustentáveis em todos os setores: segundo o relatório de tendências globais de consumo 2025, da Euromonitor International, 63% dos consumidores tentam causar um impacto positivo no meio ambiente por meio de suas ações cotidianas. No setor gastronômico não poderia ser diferente, e estamos aqui para garantir um food service mais ecológico e com o menor impacto ambiental possível.

Por fim, queremos agradecer a todos que nos acompanharam pelo ano de 2024. Juntos, conseguimos fazer a diferença, promovendo a sustentabilidade com a redução de lixo plástico. Acreditamos que podemos continuar avançando em direção a um futuro mais sustentável!

Seguimos para mais um ciclo de sucesso. Que 2025 traga ainda mais inovação, soluções ecológicas e ações que evitem o impacto ambiental.

 

Escrito por Helena Vargas Cabeda.
Voltar para o blog

Deixe um comentário