A colonização do Brasil foi portuguesa, mas tivemos ao longo da história a influência dos povos originários e de muitos povos que aqui se estabeleceram e trouxeram suas culturas e hábitos, como os italianos, espanhóis, alemães, africanos, árabes e japoneses, além de influências dos nossos vizinhos da América do Sul.
Nosso país tem dimensões continentais, e cada região foi ocupada por pessoas de origens diversas. Por isso, essas influências se manifestam de maneiras diferentes nas regiões do Brasil, refletindo nos hábitos alimentares. Neste post, vamos falar sobre curiosidades e pratos típicos das três principais refeições dos brasileiros, de norte a sul.
O que se come?
Café da Manhã
O café da manhã por aqui é variado e já reflete a nossa riqueza cultural. No Norte, é comum encontrar tapioca, de origem indígena, em diferentes preparos, inclusive acompanhada de peixe ou frutas regionais, como o açaí. No Nordeste, o cuscuz de milho é um típico prato matinal, acompanhado de ovo e manteiga de garrafa, e mandioca cozida, conhecida como macaxeira.
No Centro-Oeste, a influência indígena é evidente no bolo de arroz, e a chipa é um pão de queijo originário do Paraguai. No Mato Grosso do Sul, o café da manhã pode se parecer muito com um almoço, pois há quem coma arroz carreteiro, com carne, linguiça e ovos pela manhã.
No Sudeste, a pedida clássica é pão francês na chapa com café, uma influência da colonização portuguesa e dos imigrantes italianos que trouxeram o hábito de consumir pães frescos. Não podemos esquecer do pão de queijo de Minas Gerais, que é a mistura da mandioca, de origem indígena, com os ovos e leite, herança da colonização portuguesa.
No Sul do Brasil, o café da manhã pode incluir o chimarrão, um legado dos povos indígenas guaranis, acompanhado de pães, frios e embutidos de origem alemã e italiana. A cuca alemã também marca presença nos cafés coloniais, muito comuns nessa região.
Almoço
O almoço é a principal refeição do dia no Brasil, e cada região tem suas particularidades. No Norte, se consomem pratos indígenas como o tacacá e o pato no tucupi. A comida sertaneja no Nordeste inclui buchada de bode, galinha à cabidela e sarapatel, de influência das culinárias indígena, portuguesa e africana também. Na região costeira, com forte influência da cultura africana, se comem peixes e frutos do mar, azeite de dendê, vatapá, acarajé e moquecas.
No Centro-Oeste, se consome arroz com pequi, um fruto típico do cerrado, de influência dos povos indígenas, e também sopa paraguaia e puchero, que é um prato de origem espanhola.
No Sudeste, a feijoada, um prato de origem portuguesa e influência indígena e africana, é muito apreciada. Além disso, é popular a pizza, trazida pelos italianos. Em São Paulo estão as maiores comunidades japonesa e árabe do Brasil (nosso país abriga a maior população japonesa fora do Japão), trazendo pratos como guioza, salada de pepino, sushi, esfiha, homus e outros alimentos típicos.
No Sul, se come joelho de porco, fruto da colonização alemã; o famoso churrasco, que é oriundo dos pampas (região da América do Sul que reúne o estado do Rio Grande do Sul e os países vizinhos, Uruguai e Argentina). Outro prato típico é a paçoca de pinhão, de origem indígena.
Janta
A janta no Brasil tende a ser mais leve comparada ao almoço, e muitas vezes se parece com o alimento do café da manhã. No Norte, os ribeirinhos comem peixe frito com farinha de mandioca, mantendo a forte influência indígena. No Nordeste, sopas e caldos, como o caldo de sururu, são bastante apreciados, refletindo a influência africana.
No Centro-Oeste, pratos como a galinhada são comuns, demonstrando a mistura de influências indígenas e portuguesas. No Sudeste, sanduíches e lanches rápidos, como o famoso sanduíche de mortadela no Mercado Municipal de São Paulo, mostram a influência dos imigrantes italianos. No Sul, as sopas e cremes, muitas vezes à base de legumes e acompanhadas de pão, refletem a influência alemã e italiana.
Gastronomia rica e para todos
O que percebemos com esta pesquisa é a riqueza das variações gastronômicas e todas as possibilidades que se pode explorar nesse ramo. De cafeterias a restaurantes, padarias e lanchonetes, os brasileiros comem bem a todo momento. A diversidade nas refeições de norte a sul do país é um reflexo da pluralidade cultural e histórica que moldou o Brasil. Conseguimos criar uma gastronomia única e cheia de identidade, unindo toques de diferentes lugares.
Por aqui, valorizamos e apreciamos muito a diversidade gastronômica brasileira. As embalagens sustentáveis da Terraw servem para todos os tipos de comida, sem exceções, e possuímos um vasto catálogo para dar conta das especificidades de cada culinária. Além disso, entregamos para todo o Brasil - e temos clientes em todas as regiões do país. 💚
Se o seu restaurante ainda não usa as nossas embalagens ecológicas e 100% compostáveis, faça um teste de todos os produtos para conhecer e escolher qual melhor atende a sua demanda! O Kit Amostras possui frete grátis e devolvemos o valor total na sua primeira compra em forma de desconto: