Você já parou para pensar no impacto que o seu negócio causa no planeta?
Dá uma olhada nessas pesquisas de mercado:
- 87% das pessoas preferem comprar de empresas sustentáveis.
- 72% dos consumidores querem receber seus pedidos de delivery sem plástico descartável.
O mundo está em constante evolução, e o seu negócio, está acompanhando essa transformação?
Já pensou em transformar seu estabelecimento em um negócio regenerativo e consciente, liderando a mudança com um posicionamento sustentável?
Parece interessante?
Mas como fazer isso na prática? Vamos entender melhor!
Restaurantes conscientes que buscam estratégias sustentáveis consideram uma série de aspectos importantes, como:
- Medir o impacto ambiental do seu negócio e adotar práticas responsáveis para reduzi-lo
- Desenvolver uma gestão de resíduos eficiente, garantindo a correta separação e destinação.
- Criar estratégias para reduzir o uso de itens de uso único e implementar um delivery sem plástico.
- Selecionar bons fornecedores priorizando o localismo e uma cadeia de fornecimento responsável.
- Contribuir com a comunidade local e com o meio ambiente, apoiando iniciativas de impacto socioambiental.
- Utilizar a inovação e a criatividade para encontrar soluções mais sustentáveis.
- Integrar a sustentabilidade em todas as ações, estabelecendo métricas e buscando melhoria contínua.
- Comunicar de forma transparente e consistente as práticas sustentáveis adotadas, conectando-se com os clientes por meio de um posicionamento estratégico.
Essas iniciativas devem ser integradas, constantemente avaliadas, aprimoradas, e, acima de tudo, autênticas.
A sustentabilidade acontece de dentro para fora!
Negócios que priorizam causas socioambientais e comunicam isso estrategicamente se destacam pelo pioneirismo e propósito, estabelecendo conexões autênticas com o público e fidelizando clientes.
Dá uma olhada nesse exemplo inspirador de como a sustentabilidade pode transformar um negócio. O Restaurante Quintal da Salsa, de Caxias do Sul, após receber uma consultoria estratégica do Casulo Sustentável, implementou uma série de práticas:
- Adotou o delivery sem plástico, substituindo suas marmitas de isopor por embalagens da Terraw.
- Instalou uma composteira para tratar seus resíduos orgânicos, passou a apoiar ONGs ambientais locais e alinhou suas ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
- Comunicando essas iniciativas de forma estratégica, o Quintal da Salsa viu um aumento significativo no engajamento virtual, alcançando no primeiro mês um aumento de 145% nas suas redes sociais de forma orgânica.
Esse case demonstra como as estratégias de sustentabilidade não apenas reduzem o impacto ambiental, mas também impulsionam o negócio, conectando-o com seus clientes através de um propósito.
Junte-se a nós na missão de diminuir o impacto ambiental e o desperdício, promovendo a sustentabilidade e o respeito à natureza, porque afinal, somos feitos dela.
Texto escrito por Victória Mello, do @ocasulosustentavel