A escolha de materiais compostáveis para embalagens é essencial para reduzir o impacto ambiental da produção plástica. Neste post, vamos explicar os motivos que nos fizeram escolher as embalagens compostáveis e compartilhar um pouco sobre cada matéria-prima que utilizamos nas embalagens da Terraw.
O mercado dos descartáveis
O mercado de embalagens tem um impacto ambiental significativo, especialmente quando se trata do uso do plástico. A produção de embalagens é responsável por cerca de 40% da produção de plástico global, sendo que cerca de 400 milhões de toneladas anuais desse material são produzidas todos os anos. Infelizmente, apenas 9% do plástico é mundialmente reciclado, e no Brasil, o índice é ainda menor, com menos de 2% sendo reaproveitado. Esse cenário coloca o plástico como um dos grandes vilões na poluição das águas e do ar, exigindo uma mudança no mercado de embalagens.
Com a crescente preocupação com o meio ambiente, a escolha por alternativas mais sustentáveis, como as embalagens biodegradáveis, pode mudar a realidade da poluição plástica.
Na Terraw, oferecemos soluções de alta qualidade, com materiais 100% biodegradáveis e compostáveis, que reduzem o impacto ambiental. A seguir, falaremos um pouco sobre cada um dos materiais que utilizamos e seus benefícios para o meio ambiente.
Talheres compostáveis
Bambu
O bambu é um dos materiais mais sustentáveis disponíveis no mercado de embalagens. Trata-se de uma planta que cresce rapidamente e não exige replantio após a colheita, é uma matéria-prima renovável. Na Terraw, oferecemos talheres de bambu que são resistentes, leves e totalmente compostáveis, sendo uma excelente alternativa ao plástico.
Madeira
Outro material sustentável utilizado para a fabricação de talheres na Terraw é a madeira. Assim como o bambu, a madeira é uma matéria-prima natural e renovável, que pode ser extraída de forma responsável. Os talheres de madeira são compostáveis, oferecendo também uma solução prática e sustentável para substituição de utensílios plásticos.
Copos compostáveis
Papel
O papel é amplamente utilizado na produção de copos e outras embalagens alimentícias devido à sua biodegradabilidade e versatilidade. A sua matéria-prima é a celulose, geralmente obtida de árvores como o pinus e o eucalipto. Hoje, com a certificação FSC, é possível garantir que a celulose utilizada vem de florestas de reflorestamento, minimizando os impactos ambientais. Embora o papel seja uma alternativa mais sustentável que o plástico, sua produção ainda pode ter impactos, o que destaca a importância de consumir produtos certificados.
Canudos compostáveis
Talo de trigo e cana
Os talos de trigo e cana são resíduos agrícolas que normalmente seriam descartados, são subprodutos da indústria, a acabam sendo transformados em novas embalagens, 100% biodegradáveis e compostáveis. Os talos são cortados e higienizados e, na sequência, se tornam canudos super resistentes sem nenhum processamento.
Marmitas, bowls, potes e pratos compostáveis
Fibras de Plantas
Quando pensamos em embalagens para delivery, as fibras de plantas aparecem como uma das melhores soluções disponíveis. Essas fibras incluem materiais como o bambu, a palha de trigo e o bagaço de cana. Além de serem biodegradáveis, as fibras são subprodutos de outros processos produtivos.
Produtos feitos de fibras de plantas são biodegradáveis e compostáveis, e possuem muito mais usos do que os descartáveis de plástico, podendo ser ultracongelados e aquecidos no forno convencional, air fryer e micro-ondas! Além disso, essas embalagens podem ser compostadas em casa, facilitando o descarte pós-consumo. O ciclo se completa quando os resíduos são transformados em adubo orgânico, que nutre a terra para novos ciclos produtivos, alinhando-se aos princípios da economia circular.
A mudança começa por pequenas ações
Por fim, sabemos que a escolha de embalagens compostáveis sozinha não vai salvar o planeta, mas elas são uma solução prática e ambientalmente correta para substituir o plástico no setor de embalagens. Com o uso de materiais como bambu, madeira, papel e fibras de plantas, estamos caminhando em direção a um futuro mais sustentável. A mudança começa por pequenas ações, e fornecer embalagens compostáveis e biodegradáveis foi o nosso caminho.