Como faço para compostar?

Como faço para compostar?

Compostagem nada mais é do que a reciclagem dos resíduos orgânicos. Se você quiser saber mais detalhes sobre o que é compostagem e alguns tipos existentes, acesse nosso primeiro post sobre esse assunto nesse link.

Aqui vamos trazer dicas mais práticas para você que está querendo compostar

Antes de tudo é importante lembrar que 45,3% do lixo que o brasileiro gera é resíduo orgânico.
Ou seja, esse dado do Panorama dos Resíduos Sólidos do Brasil 2020, nos mostra que a maioria do lixo gerado pelos brasileiros é resíduo orgânico. Então, é passível de ser compostado.
 

Mas afinal, como exatamente acontece a compostagem?

A compostagem sempre ocorreu na natureza: os restos de animais e vegetais mortos são decompostos e transformados em húmus de forma espontânea. Observando esse processo, os humanos entenderam que é possível recriá-lo de forma controlada e com o bom objetivo de gerar adubo.

O que ocorre é um processo biológico onde microorganismos e animais invertebrados transformam matéria orgânica (restos de alguns alimentos, casca de ovo, café, folhas...) em adubo, usado principalmente para a fertilização.

Porém, para isso acontecer, existe um equilíbrio químico essencial entre carbono e nitrogênio. São estas substâncias que os microorganismos utilizam para metabolizar os materiais, decompondo-os. Assim, é a partir da mistura de matéria orgânica (rica em nitrogênio) com materiais ricos em carbono (serragem, palha, casca de árvore, etc) que o processo acontece.

Se você tem vontade de compostar os seus resíduos orgânicos, te apresentamos aqui três alternativas.

1 - DESTINAR A UMA INICIATIVA DE COMPOSTAGEM

Um grupo chamado Composteiros do Brasil reúne empresas e iniciativas de compostagem e gestão de resíduos espalhadas pelo país. O serviço destas iniciativas consiste em buscar os resíduos separados corretamente e encaminhá-los para os fins específicos.

Ou seja, é possível você enquanto empresa e/ou pessoa contratar este serviço e destinar o seu resíduo para um processo correto. A matéria orgânica gerada pode ser compostada e se transformar em adubo.

Compartilhamos aqui um mapa feito pelo grupo de Composteiros do Brasil, onde é possível visualizar todas essas empresas.

Entre em contato com a iniciativa mais próxima de você para saber mais detalhes sobre o funcionamento.

Fonte: Blog Humi Composteiras

2 - FAZER SUA COMPOSTEIRA EM CASA

Fazer sua própria composteira é mais simples do que se imagina e vamos contar aqui o passo-a-passo para você fazer a sua:

1. CAIXAS: Você vai precisar de três caixas de plástico que se encaixam. Só uma delas precisa ter tampa. O tamanho delas depende de quantas pessoas vão usar a composteira, mas indicamos uma caixa de mais ou menos 30 x 40 x 15 cm de altura para até duas pessoas.

2. FURAR: Faça vários buraquinhos com uma furadeira de meio centímetro de diâmetro em duas das caixas. A caixa mais de baixo permanece sem furos. Nessa caixa, você pode colocar uma pequena torneira plástica.

3. TERRA E MINHOCAS: Coloque em uma das caixas furadas um pouco de terra e minhocas, a fim de ocupar pouco menos da metade da caixa. Essa será a caixa mais de cima, onde você vai colocar o material orgânico.

4. EMPILHE: A caixa de baixo fica vazia, a do meio com furos e a mais de cima com furos e minhocas. Por último, a tampa.

5. COMECE A USAR: Coloque material orgânico e serragem na primeira caixa. Quando ela estiver cheia, troque ela de lugar com a caixa do meio. As minhocas utilizam os buraquinhos para migrar de uma caixa para a outra. Você sempre vai trocar essas caixas de lugares quando a de cima estiver lotada.

6. ADUBO: Normalmente, depois de 40 dias o adubo está pronto. A caixa de baixo servirá para o escoamento e armazenamento do líquido formado durante o processo de decomposição. Se você já estiver com a caixa cheia muito antes desse tempo, espere um pouco até continuar o processo.

7. O QUE COLOCAR: É importante observar o que pode e não pode colocar dentro dessa composteira doméstica. Carnes e cítricos, por exemplo, não são bem vindos pelas minhocas, podem atrair insetos e causar mau cheiro.

Se quiser saber em mais detalhes como fazer a sua composteira, o Nexo Jornal fez um material completo de como fazer e usar sua composteira.

 

3 - COMPRAR UMA COMPOSTEIRA

Apesar de fazer sua própria composteira ser simples, muitas vezes não temos tempo (ou habilidades) para criar a nossa.

Por isso, existem várias marcas que vendem composteiras ótimas para sua casa ou apartamento. Existem tamanhos, tipos e cores variadas. Basta escolher a que faz mais sentido para você. Existem diferentes lojas de construção e multimarcas que vendem composteiras, mas deixamos algumas aqui algumas marcas que conhecemos e recomendamos:

Composteira Humi

Pronto, agora é só colocar a mão na massa. Esperamos que esse conteúdo faça você ter vontade de compostar, pois acreditamos que a compostagem é um caminho essencial para a busca de um planeta mais sustentável.

Voltar para o blog