Pensando nisso, criamos esse guia que explica um pouco de cada material utilizado em embalagens para delivery e quais são suas vantagens e desvantagens.
Plástico
O plástico se tornou o grande vilão quando o assunto é lixo. É importante entender, porém, que o maior problema não é o material em si, mas sim a maneira como o utilizamos. Usar o plástico como material de embalagens descartáveis não faz sentido, pois utilizamos por minutos um produto que dura centenas de anos.

Preço baixo
Desvantagens:
Matéria-prima não renovável
Não é biodegradável
Parcela muito pequena é reciclada
Isopor

A primeira coisa pra se saber sobre esse material é que ele simplesmente é um tipo de plástico. Então, quando o assunto é isopor, o cenário também não é positivo. Segundo a UFRGS, consumimos 36,6 mil toneladas de isopor anualmente. Esse material não é biodegradável e seu tempo de degradação é considerado indeterminado. Além disso, apesar de ser um material reciclável, ele quase não é reciclado hoje em dia no Brasil devido à dificuldade logística e por não ser viável economicamente.
Vantagens:
Isolante térmico
Desvantagens:
Matéria-prima não renovável
Não é biodegradável
Parcela muito pequena é reciclada
Bioplástico
Hoje em dia, muito se fala em bioplástico. Embora existam tentativas de greenwashing, através da venda de plásticos oxidegradáveis como se fossem sustentáveis e biodegradáveis, existe plástico realmente biodegradável.
Também chamado de PLA ou de plástico biodegradável, é uma alternativa para a substituição do plástico convencional.
A maior diferença entre os dois está na origem da matéria-prima: enquanto o plástico convencional é feito de petróleo, o bioplástico é feito de fontes renováveis, como o amido de milho, por exemplo. Ele é biodegradável, mas para se decompor precisa da destinação correta.
Matéria-prima renovável
Biodegradável
Se não for destinado corretamente, não se degrada completamente.
Papel
Outro material muito utilizado hoje em dia para embalagens de alimentos é o papel. Apesar de ser uma alternativa melhor que o plástico e o isopor quando se fala em sustentabilidade, a produção de papel também pode gerar impacto ambiental.

Em relação à biodegradação, o papel em si é biodegradável. O maior problema é que a maioria das embalagens de papel feitas para serem usadas com alimentos tem um película plástica para barrar umidade e gordura. Essa película normalmente é feita de PE, um plástico convencional não sustentável.
Matéria-prima renovável
Biodegradável (se não for revestido de plástico)
Alguns podem ser compostados ou reciclados
Produção pode usar muita água e químicos
Pode conter muita tinta
Vidro
Um material reutilizável que algumas empresas estão usando nos seus deliverys é o vidro.
O vidro sempre foi considerado um material sustentável, pois ele pode ser reutilizado e reciclado inúmeras vezes. Quando o assunto é comida, isso não é diferente.
O que alguns restaurantes estão fazendo é cobrar pelo pote de vidro e ressarcir o cliente caso ele devolva. É claro que alguns clientes podem querer ficar com o pote para reutilizá-lo em casa e, nesse caso, não precisariam devolvê-lo.

Vantagens
100% reciclável
Reutilizável
Desvantagens
Ocupa muito espaço
Quebra facilmente
É pesado
Fibras de planta
O material que acreditamos ser a melhor solução para embalagens de delivery hoje em dia é a fibra de plantas, como bambu, palha de trigo e bagaço de cana.
Muitas vezes, essas fibras são sub-produtos, ou seja, são sobras que não seriam aproveitadas em outros processos produtivos. O bagaço de cana, por exemplo, é um sub-produto da indústria do açúcar e do etanol, por exemplo. Já a palha de trigo, é uma sobra do plantio e colheita do trigo.

Atualmente utiliza-se essas matérias-primas para a produção de embalagens sustentáveis. Por serem compostas de insumos naturais, esses produtos são biodegradáveis e compostáveis, sendo condizente com a utilização de uso único. Além disso, essas embalagens também podem ser compostadas em um composteira doméstica, facilitando a logística do resíduo pós-consumo.
Com o descarte correto, as substâncias do produto voltam para a terra em forma de adubo orgânico, completando o ciclo e nutrindo essa terra para um novo ciclo produtivo, conforme os princípios da economia circular.
Vantagens
Matéria-prima renovável
Feita de sub-produtos
Biodegradável e compostável
Desvantagens:
Não é reutilizável
Conheça as embalagens feitas de fibras de plantas da Terraw.