Como gerar menos impacto ao meio ambiente?

Como gerar menos impacto ao meio ambiente?

Junho é considerado o mês do Meio Ambiente. E, por aqui, sempre pensamos nele através da lente da Economia Circular e da gestão de resíduos. Por isso, queremos dividir com vocês como acreditamos que podemos fazer nossa parte para contribuir com a regeneração do Meio Ambiente.

PRIMEIRO, SEPARE SEU LIXO. Cada cidade e condomínio podem ter suas especificidades, mas, de modo geral, sugerimos uma maneira ideal para separar seu lixo. Essa divisão ocorre em 3 frações: recicláveis, orgânicos e rejeitos.

Entendendo um pouco melhor:
1. Orgânico: restos de comida, plantas, cascas, café, etc. Esses podem ser compostados.
2. Recicláveis: todos os tipos de embalagens preferencialmente limpas como latinha, pet, papel, metal e etc. Esses podem ser reciclados.
3. Rejeito: resíduos de banheiro ou muito sujos. Esses (e o ideal seria só esses) vão para o aterro.

Sabemos que para isso realmente acontecer é importante estar de acordo com a gestão de resíduos da sua cidade ou encamInhar para uma iniciativa que faça este trabalho.

É POSSÍVEL GARANTIR O DESTINO CORRETO DO MEU RESÍDUO?

O primeiro passo é entender como funciona a gestão de resíduos da sua cidade! Para facilitar esse processo, em 2010, o Brasil desenvolveu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), uma lei (Lei nº 12.305/10) que tem como sua principal finalidade a administração da maneira com que os setores públicos e privados lidam com o lixo. Ou seja, é exigida uma transparência no gerenciamento de seus resíduos sólidos.

Você pode entrar no site da prefeitura da sua cidade para entender como funciona ou o aqui neste link o eCycle responde algumas dúvidas colocando o que você precisa descartar, seu CEP e e-mail.

E SE A MINHA CIDADE NÃO TIVER UMA BOA GESTÃO DE RESÍDUOS? Sabemos que, apesar da lei, ainda reciclamos muito pouco no Brasil (3% de resíduos secos segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais). 😕

Então, se você não encontrar na sua cidade uma efetiva gest

ão de resíduos e não quiser esperar isso acontecer, indicamos para você dois tipos de iniciativas:

1- Cataki: Catadores espalhados pelo Brasil que recolhem o lixo reciclável na sua casa e levam a um centro de triagem.

2 - Gestão de Resíduos e Compostagem Iniciativas e empresas de gestão de resíduos que você contrata para a destinação correta dos seus resíduos. Esse mapa feito pelo grupo Composteiros do Brasil mostra onde encontrar essas empresas.

TAMBÉM É POSSÍVEL COMPOSTAR EM CASA! Lembram que por aqui já falamos sobre composteiras domésticas, as quais você pode comprar ou fazer a sua? Esse processo é a "reciclagem dos resíduos orgânicos" e é uma super iniciativa para você não destinar este tipo de resíduo para um destino incorreto se a sua cidade não estiver fazendo este trabalho.

MÊS PARA REFLETIR

Sabemos que vivemos em um país com problemas complexos e não queremos minimizá-los dizendo que, se cada pessoa tomar determinadas ações, a questão já se resolve. Mas, te convidamos a pensar na sua realidade e a questionar sobre os seus hábitos e os das empresas que você consome para, assim, iniciar essa mudança.

No mês do Meio Ambiente, convidamos você a refletir: como eu posso contribuir para um sistema que, ao mesmo tempo, gera desenvolvimento econômico e regenera a natureza? Ficaremos muito felizes se você quiser compartilhar conosco depois. :)

Voltar para o blog

Deixe um comentário